CONCELHOS GERAIS
Aqui ficam algumas sugestões simples se pretende comprar, construir ou fazer obras em casa.
LOCALIZAÇÃO
Se vai construir uma casa numa zona onde o Inverno é rigoroso, o edifício deve estar bem projectado para o frio. Se por outro lado, vai comprar casa numa zona de clima ameno, a exigência das condições regulamentares é diferente.
Consulte o regulamento das zonas climáticas do território nacional e solicite apoio a um especialista.
ORIENTAÇÃO
O sol é uma fonte de luz que pode e deve ser aproveitada em sua casa. A orientação do edifício deverá por isso estar optimizada para as diferentes estações do ano. Tanto quanto possível, a fachada (principal) do edifício deve estar virado a sul e deverá conter a maior área de envidraçados. Consulte um especialista.
QUALIDADE DE CONTRUÇÃO
Na construção da sua casa, projecte a instalação de materiais adequados para melhor isolar janelas, paredes, chão e tecto. Torna-a mais confortável e diminui a necessidade de climatizar, reduzindo a factura de energia.
No projecto, preveja a eliminação de pontes térmicas. Informe-se junto de um especialista.
ISOLAMENTO
Estima-se que cerca de 60% de energia utilizado para o aquecimento durante o Inverno se perde por falta de isolamento, ou seja, através das paredes, tecto e soalho. Existem vários materiais e técnicas de isolamento que aumentam a resistência térmica a cortiça, o poliestireno expandido, o poiluretano e as lãs minerais (racha, vidro). È também possível alcançar um maior isolamento térmico se calafetar as janelas e portas com fita adesiva de espuma.
JANELAS
Os envidraçados são áreas críticas para o conforto térmico da casa, pois conduzem a perda de calor no Inverno e ao sobreaquecimento da casa, no Verão. Se puder optar por novas janelas, escolha as de vidro duplo, com caixilharia adequada, restringindo as perdas térmicas, para além de reduzir o barulho do exterior.
Nas fachadas com elevada exposição solar, as envidraçadas devem ter sombreamento pelo exterior (palas, persianas, etc.) de modo a minimizar os ganhos solares no verão, mas também a permitir obter ganhos de calor no Inverno, tendo em atenção a orientação e as características do local. Informe-se junto de um especialista.
VENTILAÇÃO NATURAL
No verão, a ventilação natural nocturna assume um papel decisivo no arrefecimento dos edifícios e estabelecimentos das condições de conforto térmico.
Ao projectar a sua habitação, procure tirar partido da localização das janelas, de modo a criar diferenças de pressão, facilitando a ventilação natural.
Informe-se junto de um especialista.
SOMBRA
Um sombreamento correcto dos vãos envidraçados das janelas evita consumos de energia desnecessária.
Retire o máximo proveito de orientação solar, do sombreamento das construções vizinhas ou da vegetação existente no local. Se possível, coloque portadas, estores exteriores e palas ou plante árvores de folha caduca, de modo a minimizar o sobreaquecimento durante o Verão e a maximizar a entrada de luz solar no Inverno.
PINTURA
As cores utilizadas nas fachadas e coberturas também influenciam o conforto térmico. Embora já existam tintas absorventes e reflectoras de todas as cores, sabemos que as cores claras não absorvem tanto o calor como as cores escuras.
Com efeito, enquanto uma fachada branca pode absorver só 25% da energia do sol, a mesma fachada, com cor preta, pode absorver a energia do sol em 90%.
Sem comentários:
Enviar um comentário