quarta-feira, 15 de junho de 2011

Energia Solar

Introdução

Devido ao aquecimento global o ser humano tem que repensar as suas atitudes no dia-a-dia para poupar energia de forma eficiente e racional.



Electricidade solar

Electricidade solar é uma energia fotovoltaica que consiste, como o nome indica, na produção de energia eléctrica a partir da radiação solar. Deve pois, ser distinguida da produção de outras formas de energia, em particular o calor, a partir da radiação solar, que é chamada energia solar térmica.
A produção de electricidade também pode ser produzida através do aquecimento solar de água. Neste caso usam-se espelhos concentradores que vão aquecer a água, gerando vapor que posteriormente vai fazer rodar turbinas a vapor, produzido electricidade.


Funcionamento dos painéis solares fotovoltaicos

Os painéis solares são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia eléctrica ou em energia térmica.
Os painéis solares foto voltaicos são compostos por células solares que captam a luz do Sol. Estas células são também conhecidas por células foto voltaicas. Estas criam uma diferença de potencial eléctrico por acção da luz (seja do Sol ou não). As células solares contam com o efeito foto voltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente eléctrica fluir entre duas camadas com cargas opostas. São constituídas por um material semicondutor, ou seja, possui características intermédias entre o isolador e o condutor, sendo o material mais comum o silício. Após a sua purificação, obtêm-se cristais sem electrões livres, isto é, um isolador. Para o tornar condutor, contamina-se o silício com outros elementos, obtendo-se materiais com excesso de electrões livres (material do tipo N) ou com défice d electrões livres (material do tipo P). Cada célula tem uma camada fina de material do tipo N e outra com maior espessura de material do tipo

Quando não há sol


Quando não há sol, pode ser utilizada a energia acumulada em baterias ou no caso de estar ligado à rede eléctrica, pode ser utilizada a electricidade directamente da rede.


Funcionamento dos painéis solares térmicos


Os sistemas de energia solar térmica aproveitam a radiação solar para o aquecimento de água.
O seu princípio de funcionamento é muito simples e baseia-se no efeito de estufa. A radiação incide sobre a cobertura de vidro, que compõem a parte superior do painel. Esta radiação penetra em grande parte no interior do painel solar onde se mantém. Transfere-se o calor para o fluido que circula pelo interior dos tubos que constitui o painel solar. O fluido após sofrer o aquecimento circula em círculo fechado e transfere o calor através da serpentina do depósito para a água aí acumulada aquecendo-a. A circulação do fluido é gerida e controlada pelo grupo de circulação em função das temperaturas.

Tipos de painéis solares


Cerca de 90% dos painéis solares eléctricos instalados no mundo são feitos de silício cristalino. Existem ainda fabricantes que produzem painéis em silício amorfo. Os pequenos painéis que alimentam por exemplo algumas máquinas de calcular são de silício amorfo.
Existem também alguns fabricantes que produzem os chamados painéis de filmes finos, utilizando células solares de materiais com o cadmium e o cobre para aplicações espaciais, nomeadamente em satélites em que o custo das células solares não é um factor crucial, utilizam-se outros materiais mais caros com arsenieto de gálio e células compostas.

Os painéis solares eléctricos são recicláveis?


Sim, quando chegam ao fim de vida útil os painéis podem ser desmontados. As células (a parte mais importante e cara do painel) podem ser processadas e utilizadas de novo. Os restantes materiais, como vidro, caixilho, cablagem etc, seguem o habitual circuito de reciclagem.

A Energia Fotovoltaica a nível de Portugal

A central fotovoltaica de conselho de Serpa foi inaugurada no dia 28 de Março de 2007. Está instalada numa área de 60 hectares e contém 52.000 painéis. Produz energia para a rede eléctrica a partir de Janeiro de 2008 sem custos de combustível ou emissões de CO2. A Central produz 20 giga watts/horas por ano, facilita ao país poupar mais de 30 mil toneladas por ano em emissões de gases com efeito de estufa.

Opinião pessoal

A energia eléctrica é muito importante para o nosso consumo, pois permite-nos ver televisão, ouvir rádio, lavar a roupa na máquina, engomar, entre outras coisas.
No século XX a energia eléctrica era produzida através do carvão (conforme nos foi explicado na visita de estudo ao museu de electricidade, havia dois tipos de carvão um de melhor qualidade que o outro. Esta central eléctrica foi construída entre 1908 e 1915. Mas hoje em dia com as novas tecnologia já não e necessário utilizarmos o carvão.
Os consumidores devem tomar algumas medidas para diminuir os consumos de electricidade. Como por exemplo: fazer uso dos electrodomésticos durante a noite para poupar energia, utilizar lâmpadas económicas e só fazer uso destas quando necessário. Devemos desligar da tomada os carregadores quando não estão a ser usados.
Um dos grandes objectivos dos países é aumentar a energia renovável e diminuir a electricidade total. 1/3 da energia gasta nas nossas casas reporta ao frigorífico, para diminuir este gasto devemos colocar nas prateleiras vazias garrafões de água. Desta forma quando abrimos a porta do frigorífico não sai tanto ar frio e assim o termóstato não tem que gastar tanta energia para repor a temperatura adequada.

O consumo de energia em Portugal reporta a 37% nos transportes e 29% na Indústria. Sendo assim o nosso Governo tem apostado nas energias renováveis. Os carros eléctricos são uma grande aposta. A OCCAM é uma empresa de consultoria e formação especializada nas áreas dos transportes, da energia e do ambiente.

Adilson Menezes

Netografia


http://viververde.blogs.sapo.pt/3354.html

http://aenergiaenos.blogspot.com/2009/05/energia-fotovoltaica-nivel-de-portugal.html

1 comentário:

  1. Bons artigos, Você já ouviu falar de LFDS (Le_Meridian Funding Service, E-mail: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: +1-9893943740--lfdsloans@lemeridianfds.com) é como serviço de financiamento nos EUA / Reino Unido que me concede um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e já os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos, embora goste de trabalhar com eles porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem dar qualquer tipo de empréstimo.

    ResponderEliminar