quarta-feira, 15 de junho de 2011
Energia Geotérmica
Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia que vem do calor da terra, precisamente do solo. Hoje a grande parte da energia eléctrica que existe na nossa terra vem da queima de combustíveis fósseis, petróleo e carvão mineral, mas esses métodos são muito poluentes. Ao longo dos anos deu-se a necessidade de obter energia eléctrica de uma forma limpa e em maior quantidade.
Histórico
Tudo começou em 1904 em Larderello na região da Toscana, na Itália. Onde se deu a primeira tentativa de gerar electricidade. Foram várias as tentativas para construir uma máquina que pudesse aproveitar esse calor, pois essas sofreram uma grande destruição devido à presença de substâncias químicas que se encontravam no vapor. Em 1913 eram produzidos 250 KW e por volta da Segunda Guerra Mundial 100 MW, mas a turbina utilizada foi destruída na guerra. Por volta 1970 na Califórnia eram produzidos 500 MW de electricidade.
Fontes de energia geotérmica
Rocha seca quente
Quando não existem géiseres (é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de agua quente e vapor para o ar) e as condições são favoráveis, é possível "estimular" o aquecimento da água usando o calor do interior da Terra. Uma experiência realizada em Los Alamos - Califórnia, provou a possibilidade de execução deste tipo de turbina. Em terreno adequado, foram perfurados dois poços vizinhos, com uma distância de 35 metros lateral e 360 metros verticais, de modo que eles alcancem uma camada de rocha quente. Num dos poços é colocada água, ela vai-se aquecendo na rocha e é colocada noutro poço, onde há uma turbina geotérmica instalada. A experiência de Los Alamos é apenas um projecto de fase inicial e não gera energia para uso comercial. A previsão de duração desse campo geotérmico é de dez anos.
Rocha húmida quente
Esta é a melhor maneira de obter energia naturalmente. É necessário perfurar um poço que já tenha água e a partir daí a energia é gerada normalmente.
Vapor seco
Em casos muito raros pode ser encontrado o que os cientistas chamam de fonte de "vapor seco", em que a pressão é alta o suficiente para movimentar as turbinas com uma enorme força, assim poderá ser uma boa fonte na geração de electricidade. São encontradas fontes de vapor seco em Larderello, na Itália e em Cerro Prieto, no México.
Vantagens e Desvantagens da Energia Geotérmica
Vantagens
Aproximadamente todos os fluxos de água geotérmicos contêm gases dissolvidos, sendo estes gases enviados à turbina que produz energia junto com o vapor de água. Estes gases vão sempre para a atmosfera. A descarga de ambos, vapor de H2O e CO2 não são de séria significância na escala apropriada das máquinas geotérmicas.
Desvantagens
O odor é desagradável e de natureza corrosiva, e as propriedades nocivas do ácido sulfídrico (H2S) são causas de grande preocupação. Nos casos onde a concentração de ácido sulfídrico (H2S) é relativamente baixa, o cheiro do gás causa náuseas. Em concentrações mais altas pode causar sérios problemas de saúde e até a morte por asfixia.
É igualmente importante que haja tratamento adequado à água vinda do interior da Terra, que invariavelmente contém minérios prejudiciais à saúde.
A fauna e rios locais devem ser bem protegidos porque podem prejudicar a natureza.
Quando uma grande quantidade de fluido aquoso é retirada da Terra, sempre há a possibilidade de ocorrência de abatimentos na superfície. O mais drástico exemplo de um problema desse tipo numa turbina geotérmica está em Wairakei, Nova Zelândia. O nível da superfície afundou 14 metros entre 1950 e 1997 e está a abater a uma taxa de 0,22 metro por ano, após alcançar uma taxa de 0,48 metros por ano em meados dos anos 70. Acredita-se que o problema pode ser atenuado com rejeição de água no local.
Há ainda o inconveniente da poluição sonora que afligiria toda a população vizinha do local da instalação da turbina geotérmica. Pois, para a perfuração do poço, é necessário o uso de maquinaria semelhante à usada na perfuração de poços de petróleo.
Portugal e os seus Recursos
Em Portugal continental existem essencialmente aproveitamentos de baixa temperatura ou termais. Este pode ser dividido em dois tipos:
Aproveitamento de pólos termais existentes: (temperaturas entre 20 e 76 ºC): exemplos disso são os aproveitamentos em Chaves e S. Pedro do Sul, com cerca de 3 MWt e temperaturas de cerca de 75 ºC a funcionar desde a década de oitenta.
Aproveitamento de aquíferos profundos das bacias sedimentares: como o caso do projecto geotérmico do Hospital da Força Aérea do Lumiar, em Lisboa, obtida a partir de um furo com 1.500 m de profundidade com temperaturas superiores a 50 ºC, a funcionar desde 1992.
Através de todas estas características podemos afirmar que o potencial de energia geotérmico é bastante elevado neste local de Portugal. Mas não podemos considerar todas as ilhas do arquipélago dos Açores porque nem todas as ilhas têm as condições mínimas para a exploração da energia geotérmica.
Conclusão
A energia geotérmica é raramente utilizada em Portugal porque não é em todos os locais que podem ser instaladas turbinas deste tipo, pois os locais apropriados devem ter actividade vulcânica, águas ou rochas com temperatura elevada. Este tipo de energia também é utilizado para aquecimento ou arrefecimento de edifícios. Os Estados unidos é o país onde esta é mais utilizada.
Vladimir Andrade e Ibraíma Canuté
Bibliografia
http://www.apren.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_geot%C3%A9rmica
http://maisenergiasrenovaveis.blogspot.com/2009/04/energia-geotermica-o-que-e-uma-central.html
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário